terça-feira, 18 de maio de 2010

Austrália: Curiosidades e verdades Parte I


Antes de viajar para a Austrália em minhas pesquisas sempre eu encontrava diversas informações e muitas vezes eu não dava muita credibilidade e chegava a duvidar. Após chegar aqui e conhecer a realidade um pouco mais de perto, pude constatar que muitas informações eram verdadeiras e outras não passavam de mitos. Neste post/artigo comento então algumas das primeiras curiosidades e verdades que pude constatar até o momento, sob meu ponto de vista. Até agora só conheci Sydney e algumas poucas redondezas, mas acredito que o resto da Austrália não seja tão diferente...

Curiosidades e verdades:

Algumas das informações abaixo pode não deve ser novidade, outras devem ser igual em outras partes do mundo ou até mesmo no Brasil:

- Água da torneira para beber(Tap Water): pode-se beber água tranquilamente de qualquer torneira;

- Uma torneira para água quente/morna e outra para água fria/gelada, pode-se obter diferentes temperaturas bastando abrir na porção correta cda um das torneiras:

- Residências australianas não tem muro na frente e quando tem é um muro baixo e não tem portão;

- Percebi que tem muita mulher, diferente do que as pesquisas apontavam: acredito que a população de homens e mulheres seja bem equilibrada, me arriscaria até em dizer que tem mais mulher do que homem.

- As famílias não tem empregadas domésticas em suas casas;

- Dirigir do lado esquerdo da rua: Isso se aplica a tudo, na hora de subir/descer escada rolante ou outra escada qualquer, na hora de descer do trem, ao caminhar pelas calçadas. Ao término da primeira semana comecei me adaptar a isso;

- Expectativa de vida dos aborígenes do sexo masculino é de apenas 45 anos: é um desafio para o governo mudar esta situação.

- A Austrália não faz fronteira com nenhum outro país. Gotardo?? Igor? já chegaram a uma conclusão se a Austrália é uma ilha ou não? heheh

- Capital Federal: Canberra. Assim como pensam que a capital do Brasil é Rio de Janeiro ou São Paulo, a capital da Austrália não é Sydney.

- Apesar de ser o país do "nada pode" devido as leis rígidas, nunca vi uma única viatura nem policial nas ruas. E ainda assim as leis são respeitadas.

- Os australianos são extremamente orgulhosos do país: isso pude perceber logo que cheguei ao aeroporto e até hoje é facil perceber nas ruas. Mas o orgulho não os impede de serem receptivos com os estrangeiros, sempre escuto: "seja bem vindo", "aproveite a Austrália" etc

- O Australiano é alegre, amigável mas notei que é reservado, as vezes pode parecer frio ou indispoto a ajudar mas ao se aproximar a situação se inverte;

- Devemos ser muito educados e sempre dizer: "com licença", "por favor", pedir desculpas e agradecer; (não só em momentos formais, o tempo todo mesmo)

- Quando não entender o que a pessoa disse, diga: "Sorry"? ou "Pardon"? No início eu dizia um sonoro: "What?" não devemos dizer isso, é muito rude para os ouvidos deles. Só aprendi isso depois de uns bons dias.

- TUDO BIG: Os Australianos são considerados o povo mais competitivo do Mundo. Pelo que tenho visto, acredito que seja verdade, aqui na minha homestay o chileno namorado da Monica(hostamother) estava conversando comigo e dizendo que se uma cidade constrói um grande estádio de futebol, pouco depois outra cidade vai lá e faz um maior só pra competir mesmo. Outra prova disso é que há vários monumentos/coisas "BIG" espalhados pela Austrália. Este link mostra algumas desta coisas "BIG". www.yesaustralia.com/Curiosidades-bigaustralia.htm

- Praticamente todos tem um iPod: No trem ou nas ruas é comum ver a maioria das pessoas portando um gadget do tipo;

- Apesar da população de cangurus ser maior que a de humanos, até o momento não vi nenhum canguru andando ou melhor dizendo saltando por ai. Também ainda não fiz passeios pelas florestas nem zoológicos. Fica pra depois se o orçamento permitir.

- A qualidade de internet aqui realmente deixa a desejar conforme dizia as pesquisas;


- O tipo de Plug usado na tomada é o de 3 pinos chapado. Pode-se comprar adaptadores em lojas especializadas como Dick Smith Eletronics, Jay Car e Tandy Eletronics. Custa em média 20 dólares, mas achei um na China Town por 5 dólares :)

- Cerveja aqui custa caro mesmo e só vende em lojas especializadas(Bottle Shops): Mesmo assim bebe-se muita cerveja por aqui. Quarta-feira irei a um pub denovo :);

- Multas na Austrália são levadas muito a sério mesmo, e olha que motivos pra multa é só o que tem: Uma Koreana da escola tava me contando que pagou 200 dólares porque o ticket de transporte dela tinha expirado, ela entrou no trem sem perceber e a fiscalização flagrou na estação.

- Aqui as moedas de menor valor são maiores em tamanho do que as de maior valor. No Brasil é o contrário né?

- Em Sydney não falta atividade para lazer e muitas vezes de graça.

- Inverno: posso queimar a língua, afinal o inverno só começou, mas até o momento o clima é agradável até demais e não tenho usado muitas roupas de frio. Começou a chover hoje, é uma chuva fraca mas longa..Desde cedo que cai uns pinguinhos.

- O esporte mais popular é o Rugby: Basta ligar a TV para perceber.

Próximos posts:

No momento desta publicação, acho que são 11 dias de Austrália, em breve quando eu conhecer melhor devo publicar a Parte 2 deste post...

2 comentários: