sábado, 8 de maio de 2010

2o dia de Austrália - Passeando




Bem pessoal, para não precisar contar a mesma história várias vezes pra cada um que perguntar aqui vai uma descrição resumida de como está sendo estes dois primeiros dias de Austrália..escrevo meio as pressas pois é muita informação e também não sou nenhum escritor, heheh..então me preocuparei apenas em escrever o que vier em mente, por isso o texto também deve sair um pouco extenso. Insiram comentários perguntando sobre as curiosidades...
Segundo dia de Austrália


O primeiro dia, 7 de Maio, sexta-feira aqui na Austrália, apesar de muito proveitoso, pois tudo era novidade, não valeu muito porque foi restrito mais a aeroporto, casa e no máximo conheci meio que de longe a cidade de Sydney. Mas foi muito bom o vôo, conheci algumas pessoas que iam pra outras cidades mas acredito que são contatis importantes mais pra frente. Minha host mother, de nome Monica foi uma verdadeira mãe e fez comigo de trem o percurso que eu farei até minha escola de inglês, depois ela pagou meu "Lunch" e me largou lá no centro de Sydney, Circular Quay para eu passear um pouco, mas o cansaço não deixou e resolvi voltar pra casa. Eu estava conversando com ela em inglês numa boa, mas é como se tivesse faltando pilhas e derepente eu não entendia mais nada nem conseguia formar frases...ela riu, percebeu que era o cansaço da viagem e por isso me deixou a vontade.

Sobre o segundo dia:

Mas no segundo dia acordei disposto e pouco antes do meio dia peguei o trem novamente rumo ao Circular Quay. Comprei por 31 dólares australianos um ticket que vale a semana toda, quantas viagens eu quizer. Andei bastante por toda a região, tirei muitas fotos, pena que muitas vezes estando só e ninguém pra tirar minha foto fotagrafei apenas as paisagens. Esta cidade é incrível, realmente dificil descrever em palavras, acho que algumas fotos poderão falar melhor e por isso coloco algumas no picasaweb para que vejam.

Eu fiquei andando das 11h da amanhã até as 7h da noite, presenciei muitas coisas interessantes nas ruas, descobri onde a galera que bebe se reune, presenciei um casamento em grupo(vários casais) que tava rolando, presenciei algumas espetáculos que estavam rolando, incluindo uma contorcionista que fez um belo show. Passei por locais onde senti uma paz enorme devido a beleza, o silêncio e a bela vista ao redor já que era abaixo da Harbour Bridge e em frente ao Opera House.
Andei por trechos desertos com minha mochila nas costas, câmera na mão e ninguém me roubou.


Primeiro contato acadêmico/profissional?

As pessoas falam que brasileiro aqui só consegue emprego de cleaner, pedreiro, garçom...nada contra, mas eu não tenho afinidade nenhuma para estas atividades então não é prioridae pra mim.
Mas felizmente, Deus já deve ter mesmo um plano pra mim, pois quando parece que as coisas estão indo mal, derepente a situação se inverte.....Um certo momento estive um pouco perdido e resolvi pedir informações sobre como voltar para Circular Quay meu principal ponto de referência. Ia passando um rapaz, eu perguntei e gentilmente ele me respondeu o caminho e que estava indo pra lá e eu fui caminhando e batendo papo com ele.
Ele é um estudante de dotourado, veio da Alemanha e me pediu pra eu enviar meu currículo, dei sorte encontrá-lo no meio daquela multidão que só queria diversão naquele momento. Além do mais ele me recomendou assitir o festival de filmes na Opera House, já que especialmente aquele dia era de graça e normalmente custa muito caro a entrada. Não deu outra terminei o dia lá assistindo o tal festival e depois sai as pressas para a estação de trem e pegar o rumo de casa para jantar. A casa fica no subúrbio de Sydney a 30 minutos do Circular Quay e quando cheguei me deparei com ruas escuras e um silêncio total, mas a Monica(Host Mother) já tinha me dito que não era perigoso então andei tranquilamente. Quando cheguei em casa, ela não estava mas deixou um recado escrito dizendo que tinha comida na geladeira e que eu ficasse a vontade.

Dificuldades?
A maior dificuldade que tive no segundo dia foi que não alcancei o meu objetivo de comprar um celular, tentei achar a loja que me disseram, não achei e resolvi só passear mesmo. Uma segunda dificuldade que vou ter que tomar providências é quanto ao sol. Apesar do agradável clima daqui, não derramei nenhuma gota de suor mesmo após andar o dia todo, mas eu tionha lido que os raios solares aqui são muito intensos e que recomenda-se usar protetor solar. Eu não dei muita atenção, mas de fato eu senti minha pele doer no rosto e ontem os resto estava coberto com roupas.

Algumas dificuldades também sobre onde saber comprar as coisas...como usar as máquins de jornal, ticket...e transporte para outras regiões mais distantes...mas é questão de tempo, naturalment vai dar certo.

Homestay:

Em minha homestay dei muita sorte, a casa é muito confortável, a senhora tem sido uma verdadeira mãe. Inclusive ela me convidou pra almoçar domingo junto com a família dela pra celebrar o dia das mães e o aniversário do cunhado dela. Ela disse que como minhas aulas só começariam segunda eu ainda não teria feito amizades e pra não ficar só em casa eu topei na hora.

Logo quando cheguei tinha 2 outros estudantes, o Mateus que é cearense de Fortaleza e o Hero japonês. Conversei muito com o Matheus enquanto ele fazia as malas, estavamos rindo da coincidência de sermos praticamente os únicos cearense aqui e virmos parar na mesma casa. A monica pediu pra que falássemos apenas em inglês para que ela participasse mas tinha coisa que agente fala mesmo em português já que era meio que segredo de cearense, heheh.. Mas ele morou aqui na casa um mês e me deu dicas valiosas. Hoje ele deve estar num apartamento com outros 7 estudantes, a maioria brasileiro. Já o japonês foi embora no dia seguinte bem cedinho, passou aqui apenas uma semana e só tive a oportunidade de jantar com ele horas antes dele voltar ao Japão que fica a apenas 8 horas daqui. O coitado me falou que trabalha na Fugitsu, 11h todo dia, eitah escravidão.

A casa é naquele estilo, sem muros na frente e o muro do quintal é baixinho. O bairro é um silêncio total, os vizinhos não fazem nenhum barulho.
Quanto o dia-a-dia das famílias australianas parece ser muito simples, já que microndas, máquina de lavar roupas, máquina de lavar pratos, e transporte de qualidade facilita muito.

O Inglês:

Apesar de apenas dois dias, meu vocabulário tem aumentado rapidamente, já está realmente entrando na veia e já me deparei pensando em inglês, não tem jeito pois por onde se anda, onde se olha, tudo é em inglês, todos falando inglês a todo momento..Agora entendo por chamam de aprendizado por imersão :)
Mas meu objetivo é IELTS e sei que o buraco é mais embaixo, por isso vou me dedicar tão logo começe as aulas.

Bom acordei cedinho, 6h da manhã aqui, porque também fui durmir cedo, mas agora devo ir tomar café da manhã e aguardar a hora do almoço com a família da Monica. Enquanto isso pretendo assitir TV, ler ou seilá o que, já que a internet está fora do ar agora, desde ontem na verdade :(

Pedido de ajuda pra quem tem experiência com máquina digital:

Esta é minha primeira máquina, nunca foi meu hobby fotografar..por isso pergunto aos mais experientes: Porque será que estas fotos a noite estão com qualidade tão ruim? outra dúvida é, as fotos tem um tamanho médido de 4mb, um pouco inviável para eu ficar postando já que a internet aqui é uma carroça. Como fazer pra minimizar este problema? Devo bater as fotos com menor resolução ou seria melhor depois converter através de um software? atémesmo pra armazenar fotos com 4mb meu HD vai já se acabar.


Abraços a todos..saudades do Brazil e das pessoas, mas por hora preciso aproveitar esta oportunidade e estou gostando muito. Tem horas que preciso me beliscar pra saber se tudo é verdade.

5 comentários:

  1. Cara da hora........depois vou te mandar o endereço da minha homestay..chego aí dia 21/05..........se precisar que leve algo me fala....
    Abraços..........

    ResponderExcluir
  2. po o cara ta so curtindo ,e ja da pra ser escritor sabia ,as memorias de gleyve,kkkk
    valeu cara se cuida

    ResponderExcluir
  3. Massa cara!! Deve ser muito show essa sua experiência...

    Bem, tentando ajudar um pouco, a questão das fotos escuras dependem muito da camera. As Sony são muito boas para fotos escuras, e eu sou adepto da marca. Qual a marca da sua câmera?

    Quanto ao tamanho das fotos, eu recomendo que vc tire as fotos em alta resolução e depois converta. Eu sempre faço isso nas etapas dos Morredores. Prá diminuir as fotos, uso o soft FastImageResizer (pequeno e fácil de usar)

    Qq coisa, se precisar de mais detalhes, me manda um e-mail.

    Um abração cara, e felicidades por aí.

    ResponderExcluir
  4. Clairton, escritor é exagero mas na verdade estou escrevendo bem apressado tudo que vem na cabeça..espero que der pra ter uma idéia de como está sendo tudo por aqui. Depois eu mesmo vou ter q ler pra relembrar e reviver.

    Helder, valeu pelas as dicas sobre as fotos....a minha máquina é sony sim, vou tentar suas dicas...e tb vou ler o manual se der tempo..

    Adnir, não se preocupe em trazer roupas pois aqui tem aos montes e não é caro ..mesmo preço do Brasil...se vc gostar de halls, traga bastante..eu me arrependi de trazer pouco. Alimentação aqui é um pouco caro sim...pra gente q ganha em real e paga em dólar.

    abraço!!

    ResponderExcluir
  5. Show Gleyve! Boa sorte cara! =)

    Sobre as fotos, usa o PixResizer. É um software pequeno e fácil de usar.

    Abraço!

    ResponderExcluir