terça-feira, 11 de maio de 2010

4o dia: Placement Test



Meu 4o dia aqui em Sydney-Austrália foi segunda-feira, ainda domingo ai no Brasil. Eu não pude passear neste dia pois foi dia inteiro na escola, me apresentando, fazendo o teste de nível(Placement Test) e também recebendo instruções, conhecendo as instalações e profissionais da escola.
Eu deveria chegar as 8:20 mas atrasei um pouco, cheguei quase 8:50 pois me perdi um pouco até encontrar a escola. Mas é muito fácil, fica a poucos passos da estação de trem Wynyard e pretendo não mais atrasar. Agora vou falar um pouco mais sobre como foi o dia...


Placement Test


Logo ao chegar a moça da recepção me desculpou pelo atraso, foi bem simpática e disse que no primeiro dia é assim mesmo. Só que eu teria até 11h para terminar o teste escrito que envolvia algumas questões de gramática e uma redação. Logo que eu entrei na sala para fazer a prova como outras pessoas que já estavam lá, pude perceber de cara que haviam duas brasileiras, eu tinha quase certeza, só faltava confirmar o que aconteceu depois pela tarde quando tivemos um momento de conversação em inglês guiado pela professora. Ainda pela manhã chegou um cara vestido com a camisa do grêmio, esse ai não tive nem dúvidas, atrasado e com essa camisa, só podia ser brasileiro. Os outros estudantes eram da Tailândia, china, França e Japão.

Logo que iniciei o teste, entrou na sala uma bela moça, a Sophie. Ela era a pessoa reponsável pelo teste de conversação(lestening e speaking) e ela me chamou pra ser o primeiro a fazer o teste, depois eu poderia continuar a prova escrita.
Foi uma conversa legal, fluiu bem porque ela não conversou sobre assuntos muito complicados, acho que por isso eu pude entender perfeitamente e também falar com uma boa fluência. Ao final ela me recomendou que depois eu tentasse mudar o cronograma do meu curso, já que 5 meses de General English seria muito tempo e eu poderia já partir para o IELTS Preparation, mas eu terei que pagar uma diferença já que custa mais caro curso preparatório para IELTS. Bem farei isso nas próximas semanas.
Pra finalizar, retornei para a prova, terminei em cima da hora e fui para o primeiro intervalo de 10min.

Intervalo: 1a Ligação Skype pelo celular:

Como eu disse, após o "Placement Test", tinhamos um intervalo de 10 minutos. E foi neste momento que consegui falar com mimha mãe via skype, ainda era domingo dia das mãe no Brasil e consegui falar com ela pouco antes dela ir dormir. Estava tão apressado que mal deu pra falar, acho que o Rafael que atendeu a ligação e também não rolou conversar com ele.
Após o intervalo recebemos algumas instruções e regras da escola e fomos novamente para o próximo intervalo, agora de 1h para o "lunch".

Algumas regras da escola

- Nas dependências da escola não pode falar em outro idioma a não ser inglês;(Cada vez que for flagrado leva um cartão amarelo, com três cartões amarelos será expulso da escola e deportado para o país de origem)

- Não pode deixar celular ligado durante as aulas;

- Se chegar atrasado só pode entrar depois do intervalo;

- O aluno que não obtiver no mínimo 80% de presença nas aulas será reportado a imigração e em seguida deportado ao país de origem;

- Não pode fazer efeições de qualquer natureza nas dependências da escola, apenas no refeitório é permitido. Água tudo bem, pode se consumida em sala de aula;

- Respeitar estudantes, professores e toda a equipe;

- Não fumar nas dependências da escola;

Lunch Time:

Este intervalo para o "lunch" significa almoço aqui no Brasil. Então eu sai pra buscar algo em um restaurante fora, perto da escola. Engraçado que deu 7 dólares o valor da conta, então eu tentei pagar com uma moeda de 20 cents achando que eram 20 dólares. Preciso estudar melhor as cédulas e moedas australianas, mas foi tranquilo a mulher lá me ajudou. Levei o sandwich para comer no refeitório da própria escola, já que aqui na austrália se você comer no próprio restaurante é mais caro. Foi até bom porque no refeitório tinha máquina de refrigerantes e gulosemas, outros estudantes pra trocar umas idéias e uns computadores disponíveis onde pude acessar e-mail.


ACE School parte da tarde:


A tarde foi mais tranquilo e rápido. Saimos andando pela escola com um guia mostrando como funcionava tudo, mostrando as dependências da escola etc.
Depois fomos liberados para ir pra casa e comunicados para voltar no dia seguinte para saber qual nível e em que turma iríamos ficar. Como ainda era cedo, eu me sentei pela recepção e fuquei lendo toda a papelada que recebi. Foi bom porque a todo momento chegavam estudantes, deu pra papear com alguns e pegar informações importantes sobre IELTS, universidades, empregos, estas coisas.

Resultado do Placement Test:

Deveria receber o resultado no dia seguinte mas antes de eu ir embora, a moça da recepção viu que eu ainda estava lá, chegou até mim e me antecipou a entrega do meu livro, minha camisa de brinde e meu resultado do Placemente Test. Eu fui selecionado pra o nivel mais alto, ADVANCED. Fiquei feliz pr saber que meu inglês não é dos piores e assim devo estudar com uma turma bem interessada em aprender, mas estou ciente de que tenho muito o que melhorar e vou levar isso a sério, aproveitar bem a oportunidade. É perfeitamente possível conciliar passeios, diversões, trabalho e estudos.


Minha opnião sobre a ACE School:
A escola me pareceu ser muito boa mesmo. Ótimas instalações, é composta de 3 andares de um prédio, ótima equipe sempre disposta a ajudar, ótima metodologia de ensino, depois posso detalhar melhor sobre isso quando as aulas começarem. Espero que nos dias seguintes a qualidade continue.

Na biblioteca tem prateleiras com bastante material para alugar e estudar em casa e outros apenas para uso na biblioteca. São vídeos, revistas, jornais, livros, computadores, softwares multimídia etc.

Além do horário normal de aula que mencionei, existe um horário reservado onde eu posso ecolher algum ponto fraco que eu queira melhorar e obter apoio de um professor de plantão.

Fim do dia:

Pra finalizar peguei o trem pra casa, pude observar que todos os dias de semana tem jornal grátis em todas as estações de trem e todos pegam para ler, eu peguei um é claro afinal são 30 minutos até minha casa. Depois banhei, jantei, conversei com a Monica sobre o dia e sobre as diferenças Brazil x Austrália e logo logo resolvi ir pro meu quarto dormir.


Ok deu pra perceber que a escola é muito boa...terça-feira na Austrália foi meu primeiro dia de aula. A aula começa as 4:40 da tarde e vai até as 9h da noite, todos os dias. O inglês tava evoluindo bem, mas agora com as aulas deve evoluir cada vez mais.


2 comentários:

  1. Massa cara deve ta sendo uma experiencia unica.Ei e como foi o vôo? deu pra tirar de letra? abraço!

    ResponderExcluir
  2. Deu sim cara..o vôo foi muito tranquilo...muita comida, bebida, entretenimento. Consegui dormir nas horas certas, conheci pessoas, sem contar que fui o único passgeiro com quarto cadeiras só pra mim...era melhor que uma cama heheh.

    Valeu.. abraço!!

    ResponderExcluir